15/02/2009

Aumento Salarial dos Professores Públicos ???

Segundo o dicionário Michaelis, professor significa:

s.m. (lat professore) 1 Homem que professa ou ensina uma ciência, uma arte ou uma língua; mestre. 2 Aquele que é perito ou muito versado em qualquer área.

A questão é: será que realmente os professores públicos brasileiros merecem ser chamados de professores? Não há dúvida de que esta profissão seja a mais importante de todas, pois principia as outras e não existem profissionais se não houver um mestre que os forme. Assim sendo, proporcionar condições adequadas de trabalho e de vida aos professores é essencial para uma educação de qualidade. Mas esse investimento tem que ser feito para profissionais que usarão esse dinheiro extra para aprimorar as condições de ensino, e não simplesmente com o intuito de encher os bolsos de pessoas incompetentes que muitas vezes não merecem nem mesmo o salário que ganham.

Em qualquer outra profissão, você começa por baixo na carreira e vai crescendo aos poucos conforme a demonstração de competência e só então acontece também à valorização salarial. Os professores reclamam que as escolas não tem cadeiras, as salas de aula são muito cheias, falta de materiais, dentre outros problemas estruturais. Este é realmente um argumento legítimo, mas essas não são as principais causas dos problemas da educação pública brasileira, o fator mais importante é a falta de qualidade das aulas ministradas, e como eu falei antes, você não exige aumento de salário para se capacitar, você se capacita e depois que mostra competência, então, você pede aumento.

A melhor professora que tive e que mudou minha consciência de mundo, formando-me como cidadão e sócio-politicamente, nunca usou computador nem mesmo o quadro negro em sala de aula, ela simplesmente pegava uma cadeira, sentava na frente de uma turma de 40 à 50 alunos e falava, apenas falava. E nós somos obrigados a engolir alunos de escola publica de quarta, às vezes até quinta série, que não sabem ler nem escrever e os seus respectivos professores colocando a culpa na falta de recursos e exigindo aumento de salário.

É claro que toda regra tem exceção, existem muitos professores que realmente amam o que fazem e fazem a diferença. Estes sim merecem ser valorizados, mas infelizmente é uma grande minoria, pois a maioria dos professores públicos brasileiros não merecem ao menos o salário que ganham e muitos inclusive mereceriam ser presos. Alem do mais, grande parte dos professores que tanto protestam estão preocupados com o próprio umbigo e não com a melhoria da educação de fato, por isso quando não conseguem as exigências salariais quem acabam pagando são os alunos, que nada tem haver com isso.

Alguns argumentos defendem que aumentando os salários, há uma valorização em longo prazo da profissão, atraindo o interesse de profissionais qualificados. Concordo ser necessário uma reforma urgente e abrangente na educação, mas acrescento que um dos pontos, talvez até o mais importante, é a substituição dos professores, pagando bem sim, mas para quem trabalha bem.

*Alguns exemplos:

---> http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL914392-15605,00-ALUNOS+ESCREVEM+ACHO+COM+X.html

---> http://aprendiz.uol.com.br/content/prewreclet.mmp


Ítalo Bbg

Um comentário:

Anônimo disse...

O texto ficou ótimo!!

Você deixou sua opinião bem clara e soube conduzir o leitor para o que você pensava. É um escritor talentosíssimo e tem uma mentizinha que não pára de produzir.

Sou sua fã, coisinha.

Beijão!